Recuperação

      RECUPERAÇÃO DE PEÇAS

      Esta área da nossa empresa é tratada como “ a galinha dos ovos de ouro”. Foi nela, que iniciamos nossas atividades e que o mercado, como um todo, nos conheceu. Em 1992, praticamente, todos os veículos tinham as mesmas características: Pára-choques pretos – lanternas vermelhas, laranjas e brancas – faróis com lentes de vidro e retrovisores manuais e elétricos. Esta era a nossa realidade e daí é que se iniciou as primeiras descobertas na arte de recuperação de peças.
      Hoje, está tudo muito diferente, sejam, por fatores financeiros, sejam por fatores ambientais, sejam por fatores culturais, etc...
      Contudo, o serviço de recuperação está a todo vapor... novas técnicas e novos produtos surgiram para reforçar a tese de gastar menos possível.
      Assim, nossos esforços continuarão a se concentrar nas recuperações de peças, com mais qualidade, agilidade a um preço competitivo.
      À seguir uma explicação mais detalhada sobre cada item de nossa área de recuperação.


      RECUPERAÇÃO DE PÁRA-CHOQUES

      Praticamente, todos os pára-choques automotivos são de plásticos, constituindo um material de fácil manuseio e bom resultado em termos de resistência. Neste caso, queremos reforçar que todo pára-choque permite reconstituição, solda, conserto, recuperação. Como, a grande maioria dos pára-choques são pintados na cor do carro, o serviço de recuperação pode ser bem reforçado, pois após este serviço ocorre a pintura o que permite um trabalho 100% imperceptível e... muitas vezes... bem mais forte do que a própria peça nova.
      Nas recuperações dos pára-choques se utilizam plásticos que são bem soldados, bem como chapas metálicas perfuradas que são inseridas dentro do plástico e, assim, reforçar as peças. É um trabalho manual que requer conhecimento e técnica do profissional, bem como, paciência para executar uma boa solda.
      São serviços de custos mais acessíveis com um resultado fantástico.
      Fotos ilustrativas do setor de recuperação de Pára-choques.


      RECUPERAÇÃO DE LANTERNAS

      A recuperação de lanternas é, verdadeiramente, uma arte. Afinal, o maior instrumento no serviço é a habilidade do profissional. Sua performance é medida pela atenção em que seleciona o material a ser consertado... sua paciência na aplicação das soldas... seu cuidado na escolha dos desenhos e cores das lentes... Enfim, é um serviço meticuloso e que exige conhecimento específico nos cortes, nas quantidades a serem misturadas dos produtos de solda e nos trabalhos de acabamento e lixamento.
      Toda recuperação de lanterna possui a mesma sistemática de trabalho, contudo, o mais difícil é a sua matéria-prima, ou seja, a “sucata”.
      A sucata como nos referimos, são as lanternas quebradas, trincadas e inutilizadas para a venda, mas que servem para retirar pedaços... e, são estes pedaços que fazemos as emendas e, portanto, as recuperações.
      Algumas fotos ilustrarão estes serviços artesanalmente realizados.


      RECUPERAÇÃO DE FARÓIS

      A recuperação de faróis teve uma alteração significativa nos últimos anos, afinal, os faróis sofreram grandes modificações.
      Há alguns anos atrás, a maior parte dos faróis possuía as LENTES DE VIDRO, e grande parte dos nossos serviços era a troca dessas lentes que quebravam com grande facilidade. Hoje em dia, as lentes passaram a ser LENTES DE “ACRÍLICO”, o que provocou uma mudança no serviço executado. As lentes passaram a ser polidas para a retirada de arranhões.
      Outra questão quanto a recuperação de faróis, são os “pinos” de fixação da peça, que fazem parte da “carcaça” do farol e são feitos de plástico. Estes pinos podem ser soldados e acabados para que se torne imperceptível o conserto. As técnicas de solda exigem bastante conhecimento, bem como, são realizados sob forte concentração para que as peças fiquem na medida na hora da sua montagem.
      Também, executamos outros serviços nos faróis como: a parte referente ao refletor que exige cuidados no que se refere à regulagem do mesmo. Este serviço é de suma importância pois incide diretamente na iluminação do veículo. Da mesma forma, em alguns faróis existem as regulagens elétricas... e, nestes casos, realizamos o conserto... a adaptação... ou a troca do motor desse farol.
      Alguns serviços nos faróis referem-se à estética como: as chamadas “máscaras-negras”. Este serviço é a transformação de parte do refletor de cromado para preto fosco ou semi brilho, conforme o gosto do cliente. Neste caso, a lente é removida para acessar-mos o refletor e fazer a sua preparação para a pintura. Após, a lente é recolocada e vedada.
      Outro serviço interessante, é a substituição... e, ás vezes... CRIAÇÃO... do chamado “pisca-pisca” embutido nos faróis. Em alguns casos, esses piscas são de cor âmbar. E, nestes caos, nós os trocamos por brancos. São serviços estéticos que trazem modificações personalizadas aos automóveis e são muito bem recebidas pelos nossos clientes.
      À seguir, algumas ilustrações desses trabalhos para uma análise, estão presentes no site. Esperamos ter conseguido dar uma explicação sobre estas questões de uma maneira bem sucinta.


      RECUPERAÇÃO DE RETROVISORES

      A recuperação dos Espelhos Retrovisores trouxe um grande diferencial para a Sampacar, pois nos abriu portas em vários segmentos.
      Os Espelhos retrovisores, que abreviaremos, por, simplesmente, “retrovisores”,
      possuem, particularidades no seu formato... , no seu sistema de fixação e no seu funcionamento.
      O principal serviço nos retrovisores é a troca da lente do espelho... , que, nem sempre, é simples, pois, em certos casos, precisa-se recortar um molde para executar um corte apropriado ao retrovisor. Há, toda uma preocupação em dar um bom acabamento nas bordas das lentes para que seu encaixe ocorra de maneira original, quase imperceptível.
      Outro serviço, bastante executado, é a solda ou reconstituição da carcaça ou caixa do retrovisor. Este é um trabalho que envolve um reforço extra para garantir a durabilidade e o bom manuseio da peça.
      Contudo, o serviço mais charmoso dos retrovisores, consiste em sua abertura e desmontagem para o seu interior... , seu mecanismo de controle, seja ele, manual ou elétrico. São estes, os serviços, mais complexos e de maior responsabilidade.
      Podem ser solucionados, pelas trocas de peças internas como: motor, balança, gangorra, pino de fixação, molas, hastes ou meros parafusos, por exemplo.
      Também, não podemos descartar à hipótese, de adaptação necessária em função de alguma peça específica, não substituível.
      Por outro lado, existe um serviço, estético... , e, bem aceito, no mercado atual, que é a adaptação de um pisca embutido no retrovisor. Este serviço proporciona uma personalização no veículo, deixando-o com um toque especial.
      À seguir, fotos ilustrativas de algumas referências que fizemos acima.


      RECUPERAÇÃO DE MOLDURAS INTERNAS

      O interior do veículo é muito valioso em acabamentos plásticos. São, estes acabamentos, que nos proporcionam desenvolver trabalhos específicos para o interior do veículo.
      Todo ou, quase todo, o painel possuem partes plásticas embutidas, sejam nas saídas de ar, nas molduras do rádio e do computador de bordo, no console, nos botões de faroletes, luz de neblina, desembaçadores, etc... Estas partes plásticas, em alguns casos, são emborrachadas, e, portanto, sujeitas ao descascamento, em função do manuseio contínuo e freqüente. Nestes casos, específicos, nós raspamos esse emborrachamento e substituímos por uma pintura fosca ou semi brilho.
      Os próprios arranhões podem ser removidos com essa mesma pintura, deixando a aparência interna renovada.
      Alguns consertos particulares em cintos de segurança... , no cinzeiro, em porta objetos, também são executados.
      Fotos ilustrarão nossos serviços internos.


      RECUPERAÇÃO DE RODAS

      Este serviço foi agregado, recentemente, pela nossa empresa, pois percebemos uma procura acentuada dos nossos clientes. O serviço em questão, compreende o conserto das rodas do veículo, bem como, de sua pintura. Também, são realizadas as “diamantações”, ou seja, um serviço de brilho especial através do lixamento da roda a um nível de diferenciação com o metal original.
      Outro serviço, bem procurado, são as pinturas das rodas com uma tinta diferenciada chamada de “Híper Prata”, deixando o tom da roda diferente.
      Fotos ilustrarão o serviço.